Bem-estar

Curiosidades que você deveria saber sobre o protetor solar

O protetor solar (ou Filtro Solar) não é o cosmético favorito de muita gente, mas deveria ser. O produto, quando utilizado corretamente, funciona como um filtro contra a radiação solar. Quanto mais alta a gradação de filtragem, chamada de FPS (Fator de Proteção Solar), maior é a proteção.

Reunimos algumas curiosidades sobre o produto e que respondem algumas questões sobre o seu uso.

Redução das chances de câncer de pele

Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney e o Instituto Melanoma da Austrália indicou que o protetor solar pode nos proteger contra o melanoma, um tipo comum de câncer de pele.

O estudo reuniu um grupo de pessoas entre 18 e 10 anos que usaram protetor solar regularmente na infância. De acordo com os resultados, os participantes tinham reduzido o risco de desenvolver melanoma em 40%, se comparado com que as pessoas que usavam raramente.

 

 Aplicação incorreta

Um outro estudo, publicado pela revista Acta Dermato Venereologica, indicou que a maioria das pessoas não passa o protetor solar da maneira e na quantidade correta. De acordo com os pesquisadores, o ideal seria aplicar dois miligramas do produto a cada centímetro quadrado.

 

FONTE: Revista Exame (https://exame.abril.com.br/ciencia/5-coisas-que-a-ciencia-ja-descobriu-sobre-o-protetor-solar/)

Ver Todas