A criança pode estar com dengue quando ela apresenta sintomas como febre e falta de apetite, que são mais preocupantes em épocas de epidemia da doença. No entanto, a dengue na criança nem sempre vem acompanhada de sintomas, por isso muitas vezes ela só é identificada quando já está em um estágio grave.

Em geral, as crianças apresentam os mesmos sinais de doenças próprias da idade, como a gripe, o que pode confundir os pais. O diagnóstico da dengue é feito através de um exame de sangue que identifica o vírus, e apenas quando a doença é descoberta ainda no início, a criança pode ser tratada em casa.

Sintomas da dengue na criança

A criança com dengue pode não apresentar sintomas ou apresentar sintomas parecidos com o da gripe, por isso muitas vezes a doença passa rapidamente para o estágio grave sem ser notada. Em geral, os sintomas são:

·         Apatia e fraqueza muscular;

·         Sonolência;

·         Febre;

·         Dor de cabeça;

·         Recusa alimentar e de líquidos;

·         Vômitos;

·         Diarreia ou fezes amolecidas;

·         Sangramentos no nariz ou nas gengivas;

·         Manchas vermelhas na pele.

Em crianças menores de 2 anos, sintomas como dor de cabeça e dor muscular podem ser identificados pelo choro persistente e irritabilidade. É normal a criança não ter dificuldade para respirar, e os pais acabam confundindo a febre da dengue com infecções comuns que os bebês apresentam nessa idade.

Sinais de complicação da dengue

Os principais sinais de complicações da dengue em crianças aparecem entre o 3° e o 7° dia da doença, quando a febre passa. Esse sinais são:

·         Vômitos frequentes;

·         Dor abdominal intensa, que não passa;

·         Barriga inchada;

·         Dificuldade para respirar;

·         Sonolência;

·         Irritabilidade;

·         Delírio;

·         Perda de memória;

·         Temperatura menor que 35°C.

Em geral, a dengue em crianças agrava rapidamente e o aparecimento desses sinais é um alerta para o início da forma grave da doença. Assim, o pediatra deve ser procurado logo que os primeiros sintomas apareçam, para que a doença seja identificada antes de passar para a forma grave.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico da dengue é feito através de um exame de sangue para avaliar a presença do vírus. No entanto, o resultado desse exame demora alguns dias, e o médico inicia o tratamento logo que os sinais da doença sejam identificados na criança.

Tratamento da dengue

O tratamento da dengue começa logo que os sintomas sejam identificados, mesmo sem a confirmação do diagnóstico pelo exame de sangue. O tipo de tratamento que será usado depende da gravidade da doença, e apenas nos casos mais leves a criança pode ser tratada em casa. Em geral, o tratamento inclui:

·         Ingestão de líquidos;

·         Soro pela veia;

·         Medicamentos para controlar os sintomas de febre, dor e vômitos.

Nos casos mais graves, a criança precisa ficar internada na UTI. Normalmente a dengue dura cerca de 10 dias, mas a recuperação total pode levar de 2 a 4 semanas.

FONTE: https://goo.gl/1lge1Y - Tua Saúde

Ver Todas