Terceira Idade

5 dicas para viver mais e com saúde

A população brasileira está envelhecendo e este aumento da longevidade tem impacto direto em vários aspectos, principalmente na saúde e na qualidade vida das pessoas. Manter hábitos saudáveis desde a juventude irá garantir uma terceira idade mais ativa e mais saudável.

Ter uma alimentação equilibrada e não fumar são fatores essenciais para chegar à maturidade com muito mais vigor, energia e livre de algumas doenças típicas desta faixa etária como: diabetes, hipertensão e colesterol alto que aumentam o risco de AVC e infartos.

Alguns idosos podem sofrer comprometimento físico e motor, além das temidas síndromes de Parkinson e Alzheimer.  Por isso, além do estilo de vida saudável, é importante fazer todos os exames preventivos, pois a realização desses irá ajudar a detectar alterações nas células do corpo, detectando precocemente essas doenças e diminuindo as chances de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC), a incidência de tumores, entre outras doenças crônicas.

Seguem algumas recomendações para chegar à melhor idade com mais saúde e qualidade de vida:

1. Pratique atividades físicas
Além dos benefícios à silhueta, os exercícios físicos ajudam a prevenir doenças típicas da terceira idade como: osteoporose, problemas motores e cardíacos. Melhoram o equilíbrio, fortalecem a musculatura, evitando as temidas quedas, e, devido aos níveis de serotonina que se elevam durante a prática, melhoram o humor, ajudando a prevenir a depressão.

2. Exercite o seu cérebro
Uma boa leitura promove relaxamento e ajuda a estimular o raciocínio e também ajuda a manter o cérebro ativo, prevenindo a perda de memória. Palavras cruzadas, jogos de raciocínio e até os videogames com os netos também contribuem para melhorar a memória.

3. Durma corretamente
Dormir pouco todos os dias pode envelhecer o cérebro, pois acelera a velocidade do declínio cognitivo, além de afetar no raciocínio. A privação do sono pode ainda atrapalhar a concentração durante as tarefas e comprometer o bom funcionamento do metabolismo, causando aumento do peso corporal. É comum a pessoa mais idosa dormir menos ou ter o sono fracionado por motivos de saúde ou outras causas. Procure ir deitar mais cedo e ter um sono de qualidade e se necessário procure ajuda médica.

4. Aumente a ingestão de água
A água desempenha papeis fundamentais no corpo como: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, atuar nos processos fisiológicos de digestão, absorção e secreção, proteger de infecções e ajudar a eliminar toxinas por meio da urina. Por isso, procure beber bastante água, mesmo que não esteja com sede. Nessa faixa etária a perda de água acontece mais rapidamente.

5. Evite o tabagismo e a ingestão em excesso de bebidas alcoólicas
O álcool diminui a quantidade de vitamina A no organismo, agravando no aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele. Além disso, como o álcool e o tabagismo provocam danos às células saudáveis do corpo, elevam as chances de doenças como diabetes, hipertensão, câncer e problemas neurológicos como o Mal de Parkinson.

Rever antigos hábitos pode garantir mais longevidade e mais saúde para sua vida. Pense nisso!

Fonte: A Terceira Idade

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